Seguros

Riscos Cibernéticos

Robusta proteção para empresas

Muitos tomadores de decisão dentro das empresas – microempresários, diretores, gestores de TI, gerentes de riscos e afins – acreditam que ciberataques nunca ocorrerão em seu ambiente ou, caso ocorram, se passarão em um futuro distante.

No entanto, ataques acontecem todos os dias, sendo que os mais comuns estão relacionados com a segurança da rede, perda ou roubo de dados armazenados em smartphones, laptops ou arquivos físicos, extorsão cibernética, vírus que podem causar violação de dados ou derrubar uma rede, e ataques direcionados com o objetivo de retardar ou parar um sistema. Um estudo do Instituto Ponemon® apontou que no Brasil os ataques cibernéticos se iniciam, em sua maioria, por introdução de sistemas maliciosos ou ataques criminosos.

Em resposta a esses riscos de alta complexidade e impacto, cresce o rigor dos órgãos reguladores e das agências de proteção ao consumidor em relação à privacidade de dados. Assim, está cada vez mais clara a enorme responsabilidade que as empresas possuem perante a segurança e privacidade da informação de seus clientes.

Por que contratar o seguro de Risco Cibernético da Travelers?

O seguro da Travelers agrega uma robusta proteção para as empresas, promovendo remediação de ataques cibernéticos, ressarcimento de perdas financeiras e preservação da reputação da marca. Esse seguro é um complemento aos programas de segurança de rede que algumas empresas já adotam. Mesmo com contratação de consultorias de serviços de segurança, a escassez global de especialistas neste campo e seus elevados custos impedem que as empresas consigam estabelecer um programa de segurança completamente eficaz.

A quantidade e a sofisticação dos ataques cibernéticos cresceram exponencialmente nos últimos anos. As empresas investem cada vez mais em infraestrutura tecnológica para fazer transações bancárias, oferecer serviços e processar dados dos clientes, e assim, assumem maiores riscos de violações destes. Os prejuízos para as empresas foram 23% maiores em 2017 do que no ano anterior, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ponemon. Ainda de acordo com a pesquisa, o custo para se proteger dos ataques chegou a cerca de US$ 11,7 milhões nos Estados Unidos e R$ 4,72 milhões no Brasil.

Com o seguro oferecido pela Travelers, as empresas estarão mais protegidas em relação a eventuais danos às suas informações digitais, uma vez que complementarão a gestão do risco primariamente vinculada aos programas de segurança de rede.

Coberturas

A Travelers desenvolveu um produto completo para seguro de Risco Cibernético, na medida em que traz soluções tanto para terceiros quanto para o segurado em uma única apólice.

  • Gastos com a investigação e avaliação de vazamento de dados;
  • Custos de defesa;
  • Indenizações devidas a terceiros;
  • Custos de defesa;
  • Indenizações de uso não-autorizado de mídia de terceiros (logo, foto, materiais em geral);
  • Gastos com defesas perante órgãos reguladores decorrentes de vazamento de dados ou infração de mídia de terceiros;
  • Gastos com empresas de relações públicas (marketing ou retratação de imagem) para mitigação de publicidade negativa do segurado;
  • Identificação das informações pessoais acessadas sem autorização;
  • Gastos com notificação das pessoas envolvidas;
  • Gastos com monitoramento de crédito de até 365 dias e call-center para informação;
  • Prestação de serviço especializado em restauração de dados;
  • Gastos para restauração ou substituição de software ou dados danificados ou destruídos, quando possível;
  • Prejuízo financeiro ao segurado, ocasionado por ataques que modifiquem, transmitam ou incluam dados fraudulentos nos sistemas, causando transferência, pagamento ou lançamento de valores do segurado ou dos seus clientes;
  • Prejuízo financeiro causado ao segurado por comando fraudulento para uma instituição financeira, autorizando a mesma a transferir ou pagar algum valor em nome do segurado;
  • Prestação de serviço especializado que tenha relação com extorsão digital;
  • Quantias em dinheiro ou títulos que o segurado pague mediante extorsão digital, além de gastos relacionados;
  • Lucro líquido que seria obtido ou perda líquida que não seria causada ao segurado se este pudesse ter evitado uma invasão à sua rede e os demais valores gastos decorrentes da interrupção.

Que tipos de empresas podem se beneficiar com este seguro?

Sugere-se que todas as empresas adotem medidas contínuas de proteção contra os riscos cibernéticos, independentemente de sua atividade ou porte.

Citamos atividades relacionadas ao ensino, e-commerce, varejo, restaurante e hotéis. Porém, não há previsibilidade, uma vez que incidentes de segurança são frequentemente originados por parceiros de negócios, colaboradores ativos, ex-colaboradores, hackers e concorrentes.

Coberturas exclusivas da Travelers Seguros:

Fraudes cibernéticas

Protege quando há falsificação de documentos com o intuito de alcançar benefícios financeiros. Um exemplo é a falsificação de boletos bancários com a logomarca da empresa segurada enviados aos clientes da mesma por meio de e-mail marketing.

Fraudes em transações financeiras

Ressarce o segurado se houver eventual acesso de um hacker aos dados da empresa e envio de ordem de pagamento indevida em nome dela. Um exemplo é a captura de dados bancários da empresa segurada e posterior utilização para autorização fraudulenta de pagamentos e/ou transferências.

Dicas de segurança cibernética:

  • Mantenha softwares atualizados;
  • Ative firewalls e agregue mais uma camada de segurança;
  • Gerencie as vulnerabilidades e configurações;
  • Aplique criptografia ou outros tipos de proteção por meio de símbolos;
  • Tenha senhas de wi-fi específicas para convidados;
  • Nunca deixe as senhas escritas em cadernos, post-its e lugares que possam ser acessados ou fotografados por terceiros;
  • Treine os funcionários sobre a segurança de dados;
  • Crie senhas fortes para todos os funcionários e não as reutilize.
Produto registrado na SUSEP sob o nº 15414.900737/2016-13. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização.
Arquivos disponíveis para download:
Fale conosco